Diferença entre access point profissional e doméstico (Parte 2)
Dando continuidade ao tema “Diferença entre access point profissional e doméstico”, trataremos de um elemento importantíssimo, que faz toda a diferença na comparação entre esses dois equipamentos: a potência.
Potência é a grandeza que determina a quantidade de energia que o Access Point vai emitir.
É dimensionada em mW (miliwatt) ou dBm (decibel miliwatt).
Em uma analogia simples e objetiva, imagine uma sala de 90m². Em um bocal de luz, coloca-se inicialmente uma lâmpada de 40W. Essa lâmpada ilumina parcialmente o ambiente, deixando zonas de sombra, pois não consegue cobrir toda a área com a luz. Em seguida, procurando um melhor resultado, coloca-se uma lâmpada de 100W. Essa ilumina toda a área sem deixar nenhuma sobra, pois consegue propagar luz a todo ambiente.
Com a potência do access point é igual! Na Prática, quanto maior é a potência do access point, maior é a área que ele consegue “iluminar” com radiofreqüência.
Em geral, access points domésticos/SOHO, além de não possuírem quase nenhum recurso tecnológico que atenda as demandas de aplicações profissionais, tem potência de no máximo 50mW, o que é muito pouco para esse tipo de aplicação. Já os equipamentos profissionais, como o Allied, utilizam muito mais que isso.
Os access points Allied possuem potências que vão de 400mW (26dBm) até 800mW (29dBm), sendo os únicos homologados pela ANATEL com tal capacidade.
Vale ressaltar que essa comparação trata apenas de potência. Existem inúmeros outros recursos de access points profissionais que excluem o equipamento doméstico de qualquer aplicação profissional.
No próximo post sobre a diferença entre access point profissional e doméstico, o assunto é a relação entre potência, sensibilidade e a distância de alcance.
Fonte: http://www.alliedtechnologybr.com/alliedblog