Desvendando o Site Survey
Já sabendo das principais diferenças entre os access points nos vemos com uma nova dúvida: como saber quantos equipamentos meu local precisa e de qual potência? Existe alguma provável área de sombra? Como obter essas respostas?
Tudo se resumo a um bom site survey. A metodologia que deve ser aplicada nessa atividade é simples: percorrer todos os locais onde será necessário cobertura da rede wireless, e determinar em cada local, se a quantidade de sinal de RF é suficiente para atender a conexão entre o access point e o client, e vice-versa.
Para monitorar os níveis de sinal que chegam até o client, tendo com base a metodologia acima, podemos utilizar os seguintes recursos:
Coletor de Dados: Na janela do utilitário de “Status”, observe a indicação de “Nível de Sinal” e de “Qualidade de Sinal”. Para considerarmos como sinal aceitável, ele jamais pode ser menor de -60dBm.
INSSIDER.exe: Esse aplicativo, que possui versões para Windows e Android, monitora o nível de sinal a partir de seu notebook ou tablet.
Ah, não podemos esquecer: é importante possuir uma planta baixa do local onde está sendo realizado o site survey. Caso não haja uma planta baixa, deverá haver no mínimo um desenho que reproduza da forma mais fiel possível, o local e tudo que está dentro dele.
Agora que não falta nada, é só esperar o próximo post sobre como realizar o site survey! Se precisar de ajuda consulte a equipe da 2A Tecnologia teremos prazer em trabalhar junto com você no seu projeto !
Fonte: Blog Allied